As empresas juniores são organizações criadas por alunos
de graduação ou técnica de uma instituição e deve ser sempre
ligada a um ou mais cursos. A gestão e o planejamento de uma EJ,
sigla para Empresa Júnior, é feita pelos próprios alunos e ela não constitui em
si uma pessoa jurídica específica. No Brasil as empresas
juniores de forma associada tem buscado um entendimento de que a EJ estaria
mais próxima de ser uma Organização da Sociedade Civil de Interesse
Público.
As EJ se enquadram no terceiro
setor da economia, pois estão enquadrados no setor
privado (portanto não são do Primeiro Setor) e não têm por fim último
o lucro (excluindo-se do Segundo Setor). Dessa forma, acabam por ter
reduzidos custos operacionais e de tributação, podendo oferecer serviços
de qualidade a um custo baixo. As EJ atendem principalmente
o mercado das micro e pequenas empresas, que costumeiramente não tem
acesso a consultoria sênior quando enfrentam grandes dificuldades
de gestão.
A fim de garantir um excelente
aprendizado, todo o trabalho executado pode ter o acompanhamento e a orientação
de um professor da respectiva área do conhecimento, visto que esses
trabalhos são prestados como consultoria a todo tipo de empresas, embora
o mercado maior seja o das MPE (micro e pequenas empresas).
Com
relação aos cursos de Turismo, as empresas juniores são fundamentais para
exercitarem os alunos nas diversas atividades que a área proporciona como na
gestão e planejamento turístico, correção de inventários, elaboração de plano
municipal de turismo, na elaboração e organização de eventos, em projetos de
capacitação de receptivos entre os mais diversos trabalhos da área.
Geralmente
as grandes universidades brasileiras que possuem o curso de turismo, como a
UFPE, UFJF e UFMG, possuem empresas juniores que fazem um belíssimo trabalho de
colocar em prática toda ou boa parte da teoria que é posta em sala de aula.
Foto: Sala da "Território", empresa júnior do curso de Turismo da UFMG. Fonte: territorioejufmg.blogspot.com.br
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