UM PASSEIO POR DORES DO INDAIÁ


Fazer um tour por Dores do Indaiá não é apenas visitar sua história e seus monumentos culturais, é também conhecer os hábitos e costumes da população local, suas principais atividades e como essa atividades são e foram realizadas. O objetivo é mostrar desde os primórdios dos primeiros habitantes da Praça Lacerda até os dias atuais, como uma pequena cidade do interior do Brasil.

O acesso á Dores do Indaiá se dá basicamente por duas entradas principais. O primeiro acesso se dá pelo sentido sul, para quem vem de Belo Horizonte ou do Triângulo Mineiro, via BR-262 e chegando em Luz, indo pela MG-176. Já o segundo acesso é pelo sentido norte, para quem vem de Brasília ou até mesmo por Belo Horizonte, via BR-040 e logo depois pela MG-176.

Nossa visita começa de fato na entrada de Dores via sentido sul. A primeira região que encontramos é a do Bairro do Triângulo, cuja a praça do Triângulo tem como um dos seus principais atrativos. Nessa praça existem alguns bares que são conhecidos pelas festas noturnas e também de pré-aquecimento para alguns dos eventos importantes, como a Exposição Agropecuária. Ali perto mesmo, a praça Joaquim Jorge de Carvalho, a conhecida praça da Estação, está localizada a sede da antiga Estação Ferroviária que está desativada atualmente, mas possui um projeto para sua revitalização e transformá-la em um museu.

Já no Bairro do Rosário, onde se localizam a praça e a igreja do Rosário, é o local onde acontecem os principais festejos da Festa de Nossa Senhora do Rosário. A festa ocorre em toda a cidade com a participação de mais ou menos 30 ternos no mês de agosto de cada ano. Ainda no bairro, a praça do Mineiros e ao lado a Prefeitura Municipal, que em sua fachada possui um estilo neoclássico. Quase na divisa com o centro, está o Terminal Rodoviário de Dores do Indaiá, o Terminal Tiburtino José da Silva, onde há ligações diretas para Belo Horizonte, Divinópolis e Abaeté.

No centro é onde encontra-se os principais serviços, infra-estrutura e equipamentos turísticos da cidade. Quanto aos serviços, ali está a Santa Casa de Misericórdia "Doutor Zacarias", o centro de saúde central, os bancos, os postos de gasolina, supermercados, clubes e instituições de ensino. Pode-se destacar a arquitetura neoclássica da Escola Estadual Francisco Campos, também conhecida como Escola Normal, maior e uma das mais tradicionais instituições de educação de Dores, assim como a Escola Estadual Doutor Zacarias. Mas, um dos principais símbolos da cidade é a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de arquitetura suntuosa, a igreja registra vários eventos durante todo ano. No que se refere aos equipamentos turísticos, é no centro onde se encontram os principais equipamentos
turísticos, como os de hospedagem (hotéis e pousadas), tais como o Hotel Regina Palace e o Hotel Central, de gastronomia (bares e restaurantes), como o tradicional restaurante Pay-Oll, e também de diversão (boates, clubes e praças), como a boate Rua 15 Scott Bar, o Indaiá Clube e as praças da Matriz, Lacerda, dos Coqueiros e a Praça Cívica.

Um dos bairros mais tradicionais é o São Sebastião. Bairro popular que possui forte comércio e serviços também exala religiosidade. Os pontos de comécio estão principalmente em volta da rua Benedito Valadares e da Avenida Magalhães Pinto, com destaque para o restaurante da Regina, símbolo da culinária mineira e dorense. Entre os principais atrativos do bairro estão a praça Abaeté, localizada bem no centro do bairro, a bela igreja de São Sebastião e ao lado o maior clube de futebol de Dores, o Dorense Futebol Clube. Na divisa com o bairro São José, está o Alto da Capelinha, um mirante que tem a visão de quase toda a cidade, local digno de belas fotos e postagens.
 
Já no bairro Vale do Sol, conhecido como Sapolândia, é basicamente um bairro residencial que tem como principais atrativos o campo e o ginásio da Sapolândia, importante local de lazer da comunidade. No bairro Oswaldo de Araújo, também residencial, encontra-se as instalações da Câmara Municipal de Vereadores. No bairro Juiz de Fora, o principal atrativo é o campo do Zacarias Futebol Clube, agremiação futebolística dorense de grande relevância. E no bairro Oswaldo Soares Costa, o Parque de Exposições Sigefredo Costa é lugar de agitação e de comunhão da população e turistas em grandes eventos, como na famosa e tradicionalíssima Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá (Expodores), nas festas juninas e julinas e no Motofest, o Encontro Nacional de Motociclistas. 

O passeio em Dores não só se restringe ao perímetro urbano. A zona rural também revela belas arquiteturas e paisagens, como as do rio Indaiá e do Rio São Francisco, além das paisagens típicas do cerrado mineiro. A fazendas, com suas sedes, o pasto e o gado circulando é uma vista que enche os olhos de qualquer visitante e morador. Também é no perímetro rural que se encontra o Castelo Indaiá, imponente construção e que abriga as principais festas e eventos particulares da cidade. Então, seje no campo ou na cidade, faça um tour por Dores do Indaiá.

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá.

Comentários

  1. Boa noite! Gostaria de ter o mapa do Circuito Indaiá, que mostra as cachoeiras e pontos turísticos da região

    ResponderExcluir
  2. Olá Keila!!! O mapa do circuito podem ser encontrados tanto no site da Secretaria de Turismo de Minas Gerais ou também no blog http://guiadoresdoindaia.blogspot.com.br/p/cultura.html. Muito obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

MAIS LIDAS