MATUTINA: OS ATRATIVOS DE UMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS


Matutina é um pequeno município do interior de Minas Gerais, que se localiza na região do Alto Paranaíba. De acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cidade possui um população que gira em torno de 3.700 habitantes distribuídos em uma área de 259 quilômetros quadrados.

Sua história é da época das minerações de Minas, onde muitas povoações de garimpeiros foram se transformando em núcleos de ocupação para a agropecuária. Matutina foi fundada por volta de 1850. De acordo com a lenda, os irmãos Pimenta ergueram um cruzeiro num ponto entre as suas duas fazendas. O acontecido constituiu um marco fundamental na fundação da atual cidade. Já em 1943, o arraial dos Pimenta  (então pertencentes a cidade de São Gotardo) eleva-se a distrito com a denominação atual e dez anos mais tarde Matutina torna-se município.

No que se refere a atividade econômica local é baseada essencialmente na pecuária leiteira. Há também as indústrias de laticínios, de alimentos e de bebidas. Outra grande fonte de renda é o artesanato, com a produção de cintos, bolsas de couro, tapeçarias de algodão e miniaturas em madeira trabalhadas a mão, além de possuir uma fonte de água mineral, que no final dos anos 2000 começou a ser explorada comercialmente.

Quanto aos atrativos turísticos de Matutina, podemos destacar a igreja matriz de Nossa Senhora da Abadia, tendo um estilo neoclássico e arrojado, eleita por muito uma das mais belas da região, a Escola Municipal Frei Leopoldo, além de uma antiga capela do povoado de Capela na Preta, que em 2007 foram tombados como patrimônios históricos da cidade.

Entre os atrativos naturais, pode-se destacar o morfoclima do cerrado brasileiro, com grande pastagens de terrenos não muito ondulosos, o Rio Borrachudo que faz parte da rede hidrográfica do Rio São Francisco além de uma temperatura muito quente no verão e amena no inverno, típica do clima tropical.

Uma atividade muito tradicional realizada é a Festa da Mostra Agroindústria. O evento ocorre todo mês de julho de todo ano e milhares de visitantes comparecem a cidade para prestigiarem os muitos carros de boi que desfilam pelas ruas de Matutina. A festa tem vários shows, desfiles, eleição da rainha, apresentação da Fanfarra Municipal, rodeios, cavalgadas e a comercialização de biscoitos e doces encontradas no Parque de Exposições.

Recentemente Matutina foi inserida no Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, que é uma proposta de nível a desenvolver o turismo de forma regionalizada, dando ênfase na qualificação de mão-de-obra, elaboração dos inventários turísticos, sinalização turística, além de fortalecer e melhorar os equipamentos e atrativos turísticos locais e induzir essa melhoria por parte da infra-estrutura, como na melhoria das vias, estabelecimentos de saúde, estabelecimentos bancários, postos de gasolina entre outras coisas.

VEJA O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ


Mais informações do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Fonte: IBGE e Circuito Turístico Caminhos do Indaiá.

Comentários

Postar um comentário

MAIS LIDAS