ATRATIVOS TURÍSTICOS DA LAGOA DA PAMPULHA


Considerada um dos pontos turísticos de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha é uma lagoa artificial com cerca de 18 quilômetros de perímetro. Formando um harmonioso complexo arquitetônico, sua orla abriga importantes construções , como a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Museu da Arte e o Iate Tênis Clube. O complexo da Pampulha foi erguido durante a gestão de Juscelino Kubitscheck, tornando-se um marco artístico internacional, além da referência na Arquitetura Moderna Brasileira.

Monumento cultural de Belo Horizonte, a Igreja de São Francisco de Assis faz parte do complexo da Pampulha e é considerada um dos principais cartões-postais da cidade. A igrejinha, como é conhecida, apresenta uma belíssima arquitetura de linhas arrojadas, fazendo alusão às montanhas de Minas Gerais. Na fachada externa é possível apreciar o fascinante painel de azulejos do artista Cândido Portinari, além dos jardins do paisagista Burle Marx e as esculturas de Alfredo Ceschiatti. Já no interior da igreja existem quatorze painéis de Portinari retratando a Via Sacra.

Diferenciada por suas formas circulares e sinuosas, a Casa do Baile chama pela atenção pela beleza de sua arquitetura. Projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer, a casa foi um dos principais salões de dança de BH na época de sua criação. Sua marquise sinuosa e arrojada lembram as margens do entorno da lagoa. Atualmente, a Casa do Baile funciona como Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design, apresentando exposições temporárias, além de sediar vários eventos e seminários sobre urbanismo e arquitetura.

Antigo cassino da cidade, o edifício que hoje abriga o Museu de Arte foi concebido por Oscar Niemayer, onde sua construção foi inspirada nos princípios do arquiteto francês Le Corbusier. Seus jardins são de autoria de Burle Marx e decorados com esculturas de artistas como Ceschiatti, Zamoyski e José Pedrosa. O Museu de Arte da Pampulha abriga um acervo expressivo, contendo obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Guignard, além de mostras da arte contemporânea brasileira.

Por fim temos o Iate Tênis Clube. À frente, a beleza deslumbrante da Lagoa da Pampulha, com a Igreja de São Francisco de Assis refletida nas águas. No interior, sofisticados salões de festa e convenções, totalmente estruturados para receber os convidados como merecem. O Salão Portinari é ricamente ornamentado com painel de Cândido Portinari, obra presente no clube há mais de 50 anos. Já o Salão Espelho D'água é ricamente ornamentada com obras de arte assinadas por Estergilda Meniccuci.
Atualmente a Lagoa da Pampulha é um dos principais atrativos turísticos da capital mineira, e não é apenas pela beleza da própria lagoa, também por todas as belezas arquitetônicas ao redor da lagoa e da natureza que rodeia a região.
Fonte: www.pacotefacil.com.br

Comentários

Postar um comentário

MAIS LIDAS