FESTAS REGIONAIS E NATUREZA: ESSA É QUARTEL GERAL

Quartel Geral é um pequeno município do centro-oeste de Minas Gerais. A população é de aproximadamente 3300 habitantes, incluindo os lugarejos de Quartel São João, Japão, Campo Alegre, Capim Branco, Marmelada e Parizinho, onde há inúmeras festas durante o ano.

A mineração dos diamantes foi essencial para a criação do povoado e consequetemente de Quartel Geral. Hoje sua economia é baseada no serviço público, agropecuária e nas diversas empresas instaladas na cidade, como o Café Itaú, Arcelor Mital.

O município integra o Circuito Turístico “Caminhos do Indaiá”, juntamente com outros sete municípios da região. Entre as finalidades do circuito, pretende-se divulgar o circuito com os atrativos turísticos naturais e culturais de cada município, capacitação de mão de obra, obtenção de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e de uma sinalização dos atrativos.

Quartel Geral possui vários atrativos naturais e culturais. Entre os atrativos naturais destaca-se a lagoa da cidade, há várias cachoeiras, trilhas e ambientes propícios para a prática de esportes radicais, além do rio Indaiá, que foi dos principais elementos para a povoação e criação de cidades na região.

Quanto aos atrativos culturais, os prédios históricos como da Igreja Matriz e da Escola Sebastião Campos, e as casas do período da mineração são de grande importância turística. Há também as famosas festas que movimentam o município, como a Festa do Divino Espírito Santo, a Festa de São João, a Festa do Rosário e a comemoração do aniversário de Quartel. Recentemente, foi inaugurada a Feira de Artesanato “Arte Viva”, divulgando a cultura e gastronomia local.

PRINCIPAIS EVENTOS

> Maio: Festa do Divino Espírito Santo
> Junho: Campalegrenses ausentes
> Julho: Festa de São João (24 de junho)
> Julho: Festa do Rosário
> Dezembro: Comemoração do aniversário da cidade (12 de dezembro)

No que se refere aos equipamentos turísticos, Quartel Geral possui duas opções de hospedagens (Pensão Gabriela e um dormitório que se localiza no Posto Estrela Guia), além de várias opções de estabelecimentos que oferecem refeições a preços populares.

Mais informações do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Fonte: www.quartelgeral.mg.gov.br

Comentários

MAIS LIDAS