ESTRELA DO INDAIÁ: TERRA DE FÉ, CULTURA E NATUREZA

O município de Estrela do Indaiá localiza-se no centro-oeste de Minas Gerais, com uma população de 3.600 habitantes, disposta numa área de 635,36 kilômetros quadrados (IBGE).

DADOS DE ESTRELA DO INDAIÁ

> População: 3.515 habitantes (2010)
> Densidade Demográfica: 5,53 hab. / kilômetros quadrados (2010)
> Clima: Tropical 
> IDH: 0,783 (2000)
> PIB: R$ 36.862,735 (2008)
> PIB per capita: R$ 9.277,63 (2008)

O povoamento das terras que hoje se encontra a cidade de Estrela do Indaiá ocorre simultaneamente ao desenvolvimento e ocupação da Vila de Nossa Senhora das Dores (Dores do Indaiá), se desmembrando posteriormente.

Terra de gente festiva, hospitaleira e alegre, a cidade mantém viva sua identidade cultural, tendo como maior expressão de cultura a Festa do Rosário, que ocorre todos os anos no mês de agosto.

PRINCIPAIS EVENTOS

> Janeiro: Folia dos Santos Reis Magos
> Janeiro: Folia de São Sebastião
> Fevereiro: Carnaval
> Maio: Encontro de Folias no Morro do Palhano
> Agosto: Festa do Rosário
> Dezembro: Natal Iluminado

A cidade apresenta grande potencial para o ecoturismo, turismo de aventura e turismo, dada a existência de inúmeras fazendas na região. Por se tratar de uma típica cidade do interior de Minas Gerais, Estrela do Indaiá possui culinária tradicional mineira, com os tradicionais frango com quiabo, feijão tropeiro e geléia de mocotó.

Entre todas as suas belezas naturais, destaca-se o morro do Palhano, que possui 798 metros de altitude. O cume do morro abriga uma capela e um cruzeiro construídos em devoção a São Sebastião, com grande valor simbólico e cultural para a população.

Com clima e ventos favoráveis, o morro do Palhano presenteia os aspirantes a "passarinhos", convidando-os para a prática de esportes de aventura. Recentemente o local foi descoberto pelos praticantes de paraglider e parapente, que o classificam como propício para saltos.

Estrela do Indaiá também possui bons equipamentos turísticos, como dois hotéis (Hotel Indaiá e Hotel do Nêgo), uma pousada (Pousada do Fernando), além de vários bares.

Hoje, Estrela do Indaiá integra com mais sete municípios da região o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, que é uma forma de desenvolvimento regionalizado do turismo, ampliando na divulgação da cidade, disponibilizando recursos para a sinalização turística, cursos de capacitação entre outros via ICMS turístico. A atividade turística pode ser uma significativo alavancador econômico, gerando emprego e renda e promovendo a cultura local.

Mais informações do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá: http://folhadoindaia.blogspot.com.br/

Fonte: IBGE e Prefeitura Municipal de Estrela do Indaiá.

Comentários

MAIS LIDAS